Informações Úteis

(fonte: Johnson Window Fims - fabricante)

1- Como funcionam as películas? 

 A película para vidro é uma película adesiva de poliéster que se aplica em superfícies de vidro. É utilizada como aplicação de "adaptação" para o vidro existente nos carros, casas e edifícios comerciais, com vista a melhorar o controlo solar, a segurança e a estética.

A radiação do sol divide-se em 3 componentes: a luz visível que conseguimos ver, os infravermelhos que sentimos como calor e os raios ultravioleta que são invisíveis. Quando a radiação solar atinge um pedaço de vidro, a película para vidro serve de "protector solar" para bloquear os raios UV nocivos, bem como para regular os níveis de calor e luz que atravessam o vidro. A quantidade de calor e luz filtrada depende do tipo de película para vidro escolhida.

Tipos comuns de película para vidro: películas não reflectoras ou tintadas, que basicamente absorvem a energia solar; películas reflectoras ou metalizadas, que absorvem e reflectem a energia solar; e películas nanotecnológicas ou de cerâmica, que utilizam compostos de alta tecnologia para proporcionar um elevado desempenho.

esquema

 O vidro destina-se a servir de barreira aos elementos exteriores (i.e., vento, chuva e neve), proporcionando ao mesmo tempo uma vista natural do mundo exterior. Quando a energia solar ou a luz do sol, composta por calor, luz e raios UV, atinge um vidro não tratado, quase 90% da energia é transmitida através do vidro.

Em contraste com isso, uma vez aplicada uma película de controlo solar no vidro, quase 80% da energia solar pode ser bloqueada. Os corantes, metais e a nanotecnologia especiais que fazem parte da película servem de barreira à energia solar absorvendo ou reflectindo uma percentagem da energia e assim impedindo-a de passar pelo vidro.

O nível de absorção e reflexão depende do fabrico da película. As películas tintadas não contêm metal e são consideradas não reflectoras porque absorvem a energia solar. Não são tão eficazes no controlo do calor e da luz solares porque não oferecem qualquer reflexo solar. Por outro lado, as películas metalizadas ou nanotecnológicas proporcionam tanto absorção solar como reflexo solar. São mais eficientes no controlo solar, uma vez que as suas propriedades de fabrico controlam a passagem, tanto do calor como da luz, através da superfície do vidro.

Consulte a SóPelículas para saber quais as melhores películas para as suas necessidades.

 2- Cuidados de manutenção

Uma vez instalada a película para vidro, é muito comum que se veja um ligeiro embaciamento e/ou pequenas bolhas de água. É normal e faz parte do processo de aderência chamado "cura". Dependendo do tipo de película e das condições climatéricas, a película pode demorar até 15 dias a ficar totalmente curada (O nosso clima permite que o processo seja em média mais rápido) . O processo de cura é lento porque a água que sobrou da instalação tem de evaporar através da película. As películas sputtered (sujeitas a pulverização catódica) e de alta segurança demoram mais tempo a secar e o aspecto embaciado demora mais tempo a desaparecer.

Quando a película estiver seca e curada, é então seguro limpar a película. O melhor produto de limpeza é uma solução simples de água com uma pequena quantidade de sabão. Limpe a janela e depois seque-a com um rodo limpa-vidros, sobrepondo cada passagem numa parte da anterior, da mesma forma que limparia o exterior dos vidros do carro. Também pode limpar a superfície da película com um produto limpa-vidros normal. Os produtos com amoníaco não danificarão a película, se utilizados em quantidades razoáveis e se a película não ficar embebida no produto. Não utilize produtos de limpeza abrasivos, produtos limpa-vidros industriais e/ou outras ferramentas limpa-vidros que possam riscar a película para vidro. Lembre-se: a superfície da película está revestida com um produto resistente a riscos e não um produto à prova de riscos.

3- Variedade de utilizações

Um dos principais motivos para as pessoas optarem por colocar uma película para vidro é para controlar os efeitos negativos do sol, como o calor, brilho ofuscante, danos causados pelos raios UV e desbotamento. Ao minimizar o calor, a película para vidro pode reduzir a factura do ar condicionado e aumentar o conforto no seu carro, casa ou escritório. A redução do brilho ofuscante ajuda a melhorar a visibilidade e reduz a fadiga ocular. A rejeição (ou filtração) dos raios UV ajuda a proteger a pele e os olhos contra lesões e abranda o desbotamento do mobiliário interior, incluindo carpetes, obras de arte e outros bens valiosos. Há uma variedade de tonalidades ou cores para as películas que podem melhorar o aspecto de um carro, além de complementar o design de uma casa ou escritório. A película para vidro também pode dar mais privacidade. Os acidentes com vidro podem criar situações perigosas, sobretudo nos lares com crianças. A película de segurança mantém efectivamente o vidro partido unido, reduzindo bastante as hipóteses de causar ferimentos. As películas de protecção Trident ajudam a prevenir o vandalismo e o furto. Apesar de não conseguirem impedir que uma pessoa parta o vidro, a espessura da película torna a tarefa mais difícil e demorada. Substituir o vidro antigraffiti é dispendioso. Muitos proprietários de edifícios comerciais escolhem a película antigraffiti amovível para proteger o vidro contra danos causados por graffiti e ataque ácido. Outras utilizações comerciais incluem expositores, divisórias de casa-de-banho, espelhos, portas de elevador e a maioria das superfícies não porosas.

 usos